Abdominoplastia (Redução de Barriga)
"Abdominoplastia", ou redução de barriga, é um procedimento cirúrgico desenvolvido para diminuir o abdômen, removendo o excesso de pele e gordura, reposicionando os músculos da parede abdominal. Reduções de barriga podem reduzir dramaticamente a aparência de um abdômen protuberante.
Duração: De 2 a 5 horas. Uma redução de barriga parcial demora entre 1 e 2 horas.
Efeitos Colaterais: Os pacientes podem sentir dor, inchaço, equimose ou dormência temporários na pele abdominal, por várias semanas ou vários meses.
Recuperação: Volta ao trabalho: 2 a 4 semanas. Atividades mais severas: 4 a 6 semanas ou mais. Desaparecimento ou alisamento da cicatriz: 3 meses a 2 anos.
Resultado: Normalmente de longa duração, se o paciente seguir uma dieta balanceada e exercícios regulares.
Técnica Cirúrgica: Normalmente se faz uma longa incisão de um lado ao outro do ilíaco, acima da área pública, com uma segunda incisão livre para liberar o umbigo do tecido que o circunda. O cirurgião separará a pele da parede abdominal até as costelas, levantando uma grande parte da pele para aparecerem os músculos verticais do abdômen. O cirurgião enrijece os músculos prendendo-os juntos em uma nova posição. Alguns pacientes se candidatam para uma redução de barriga "mínima", se a maioria de sua gordura estiver abaixo do umbigo, um procedimento considerado menos complexo.
Internação: 1 a 2 dias.
Anestesia: Geral, Peridural

Aumento de Glúteo
Esse procedimento foi desenvolvido para aumentar o tamanho das nádegas. O aumento de nádegas pode ser feito utilizando-se implantes de silicone ou gordura do corpo da pessoa, conhecido como exerto de gordura.
Duração: 2 a 3 horas
Efeitos Colaterais: Com a tensão da cicatriz e o esticamento da pele na região, os pacientes podem sentir muita dor durante o período de recuperação.
Recuperação: Dor, equimose e algum desconforto podem ocorrer. Os pacientes do implante de nádegas não poderão deitar de costas por aproximadamente 2 semanas. Volta ao trabalho em 2 semanas.
Resultado: Permanente
Técnica Cirúrgica: O cirurgião coloca o paciente deitado de bruços, faz a incisão no sulco entre os glúteos. Um bolso é criado nas nádegas, entre os músculos, onde o implante será inserido.
Internação: 1 a 2 dias
Anestesia: Peridural, Geral
Blefaroplastia (pálpebras)
Em que consiste uma Blefaroplastia?
A Blefaroplastia consiste numa intervenção cirúrgica a nível das pálpebras superiores e inferiores com o objetivo de remover o excesso cutâneo e o excesso de gordura. Com a Blefaroplastia consegue-se uma melhoria das rugas ao redor dos olhos mas não corrige as rugas da maçãs do face, fronte ou dos "pés de galinha". Também não corrige as quedas dos supracílios (sobrancelhas).
Quando é aconselhavel fazer uma Blefaroplastia?
Pode-se desejar realizar uma Blefaroplastia para melhorar a aparência global da face ou para corrigir os efeitos do envelhecimento; esta intervenção pode ser combinada com uma ritidectomia ("lifting").
Como é que a Blefaroplastia pode me ajudar?
Caso deseje fazer uma Blefaroplastia deve começar por consultar um Cirurgião Plástico. Deve expor abertamente os seus objetivos e expectativas acerca da cirurgia. Deve, contudo, ficar com a idéia que o resultado que se pretende é melhorar e não atingir a perfeição.
Devo ficar internada?
A Blefaroplastia pode ser efetuada e ter alta no próprio dia ou então necessitar de um internamento de curta duração. Depende, sobretudo, do seu estado de saúde. A intervenção pode ser realizada sob anestesia local (com ou sem sedação) ou sob anestesia geral.
Como é realizada a Blefaroplastia?
A intervenção cirúrgica a se realizar depende da quantidade de pele e gordura a remover, do seu estado clínico e da avaliação do seu Cirurgião. Em geral, são marcadas as incisões nas pálpebras superiores e inferiores a nível das pregas cutâneas naturais que depois se prolongam até aos "pés de galinha", na parte externa do olho. Após a remoção cuidadosa do excesso cutâneo e adiposo a incisão é encerrada. A duração média é de duas a duas horas e meia.
Fico com alguma cicatriz?
As cicatrizes são o resultado inevitável de qualquer cirurgia. O seu Cirugião fará todos os esforços para que a cicatriz final seja o menos visível possível. Assim as cicatrizes são colocadas nas linhas cutâneas naturais e vão tornando-se menos perceptíveis com o passar do tempo.
Qual a importância dos fatores psicológicos para a realização de uma Blefaroplstia?
A estabilidade emocional é o fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética. Uma "face nova" não é por si só uma garantia para uma melhoria de vida ou um meio para resolução de todos os problemas pessoais; uma Blefaroplastia melhora a sua aparência e renova a sua autoconfiança; todo o resto fica por sua conta.
Quais os resultados que deve ficar a espera?
O que se pretende é que fique com uma aparência mais jovem. As pregas cutâneas e as bolsas adiposas são removidas e os sulcos palpebrais melhorados. Para correção da queda das sobrancelhas, das rugas da testa ou do resto do face serão necessárias outros tipos de intervenções cirúrgicas, como sejam o "lifting" frontal ou a ritidectomia ("lifting").
É necessário realçar que a simetria perfeita entre um e outro lado do face não pode ser garantida, mesmo que cada lado do face não é exatamente igual ao outro.
Existem alguns efeitos secundários de uma Blefaroplastia?
Em geral ocorre alguma equimose e inchaço ao redor dos olhos, que podem persistir duas a três semanas. Pode ocorrer visão turva durante um curto período de tempo e um aumento da produção de lágrimas. Deve seguir com cuidados as recomendações do seu Cirurgião para reduzir o risco de complicações. O seu Cirurgião discutirá outros efeitos secundários consigo na Consulta.
Quando é que posso retomar a atividade normal?
A maioria dos doentes pode retomar o trabalho ao fim de sete a dez dias. Nesta altura já pode aplicar cosméticos e tem que ter a preocupação de evitar a radiação solar.
Lifting frontal endoscópico
Esta intervenção é efetuada para melhorar a aparência envelhecida da testa (região frontal) com redução das rugas profundas da pele da testa e ao redor dos olhos, conseguindo-se obter uma aparência mais jovem e menos cansada.
Atualmente é possível fazer esta intervenção, na maioria das situações, via endoscopcia, utilizando apenas 3 a 5 pequenas incisões (1 a 2 cm) nas regiões frontal e temporal, no couro cabeludo, próximas à linha de implantação do cabelo.
As estruturas profundas são tratadas, e os músculos e ligamentos são seccionados e/ou reposicionados, elevando conjuntamente as estruturas adjacentes, promovendo uma aparência mais jovial e agradável da porção superior da face.
O aspecto involuntário da testa franzida, do olhar cansado ou de tristeza, muitas vezes decorrente do processo natural do envelhecimento, é corrigido através desta cirurgia.
Pode-se também fazer uma reposição das sobrancelhas de modo a ficarem com uma forma mais arqueada, em pacientes do sexo feminino, ou então mais retilínea, em pacientes do sexo masculino.
Quando há necessidade de tratamento do excesso de pele da pálpebra superior, pode ser associada a blefaroplastia. Nestes casos a cicatriz é menos extensa, pois a elevação e o reposicionamento da sobrancelha, no lifting frontal endoscópico, diminui a quantidade de pele excedente nesta região.
É comum a associação com outros procedimentos cirúrgicos e não-cirurgicos como sejam a ritdectomia/lifting facial e o ressurfacing com laser.
Pode ser efetuado anestesia local ou anestesia local com sedação e não necessita de internamento.
O período de recuperação é relativamente curto podendo retomar a rotina em poucos dias e geralmente em 1 a 2 semanas os pacientes já estão em condições de retomar a atividade profissional.
Deve evitar-se todas as atividades e exercício fisico que aumentam a pressão sanguínea pelo menos um mês, tal como a exposição solar.
Lipoaspiração
Remove os depósitos de gordura resistente a dietas e exercícios. A lipoaspiração pode ser realizada usando a técnica tumescente*. Os locais mais comuns de lipoaspiração são pescoço, braços, parte de cima do tórax, abdômen, quadris, coxas, joelhos.
Duração: De 1 a 2 horas, ou mais, dependendo da área
Efeitos Colaterais: Equimose e inchaço temporários. Tumescente: drenagem de fluido temporária dos locais das incisões.
Recuperação: Volta ao trabalho: 1 a 2 semanas. Atividades mais intensas: 2 a 4 semanas. Pode demorar 6 meses ou mais para se recuperar totalmente do inchaço e machucado. O uso da técnica tumescente diminui o inchaço e equimose pós-operatório.
Resultado: Permanente, sensível a dietas e exercícios.
Técnica Cirúrgica: O cirurgião faz uma pequena incisão na pele perto das áreas de gordura e insere a cânula que aspira a gordura a vácuo. Usando a técnica tumescente, as células gordurosas são infundidas com uma solução contendo soro, adrenalina e anestésico local, antes do procedimento, para reduzir o inchaço e equimose pós-operatório.
Internação: Sem internação. Contudo, lipoaspiração em várias áreas pode precisar de uma curta internação.
Anestesia: Local, Geral, Epidural
Mamoplastia de Aumento (Prótese de Mama)
O que é uma Mamoplastia de Aumento?
A Mamoplastia de Aumento é uma técnica cirúrgica para aumentar o tamanho das mamas. Também permite a correção de uma ptose ligeira (designada habitualmente por mamas descaídas) e aumentar um pouco a firmeza das mesmas.
Quando está aconselhado fazer uma Mamoplastia de Aumento?
Pode efetuar esta técnica se achar que as suas mamas são muito pequenas ou desproporcionadas em relação ao seu corpo; também pode ser útil no caso do tamanho das mamas ser assimétrico ou ainda quando tenha havido uma diminuição do tamanho, como por exemplo após a gravidez ou após uma dieta de emagrecimento.
Como é que esta técnica me pode ajudar?
Caso deseje fazer uma Mamoplastia de Aumento deve começar por consultar um Cirurgião Plástico. Deve expor abertamente os seus objetivos e expectativas acerca da cirurgia. Deve, contudo, ficar com a idéia que o resultado que se pretende é melhorar e não atingir a perfeição.
Devo ficar internada?
Em geral não. Pode ser submetida a uma anestesia local com sedação e ir para casa no próprio dia. Deve discutir os pormenores com o seu Cirurgião.
Como que é realizada a Mamoplastia de Aumento?
Atualmente existem várias técnicas para se efectuar uma Mamoplastia de Aumento, implicando sempre a introdução de um implante (prótese) atrás do músculo peitoral ou do tecido glandular ou então atrás da fascia (subfascial). Esta introdução é feita através de uma pequena incisão que pode estar localizada na axila, no sulco mamário ou à volta da areola.
O seu Cirurgião Plástico determinará qual a via de abordagem mais adequada. Sempre que possível a via de abordagem de seleção é a via axilar.
Existem alguns efeitos adversos desta intervenção cirúrgica?
Em geral apresenta nas mamas algumas equimoses e edema (inchaço) durante 2 a 3 semanas. Por vezes forma-se uma cápsula de tecido fibroso á volta da prótese o que faz com que a mama se torne dura à palpação.
Uma das próteses também pode ficar localizada um pouco abaixo ou acima da outra. Nos implantes preenchidos com soro fisiológico pode ocorrer uma diminuição do volume, o que pode justificar a sua substituição.
Atualmente não existe evidência que os implantes utilizados provoquem cancro da mama ou interfiram com a amamentação.
Esta intervenção cirúrgica é feita sem cicatrizes?
Não. Tal como todas as cirurgias, esta também tem cicatrizes. Contudo, o seu Cirurgião fará com certeza todos os esforços para que as suas cicatrizes sejam o menos visíveis possível. Em geral têm apenas alguns centímetros e estão localizadas em locais que praticamente se tornam imperceptíveis com o tempo.
Qual a importância dos fatores psicológicos para a realização da Mamoplastia de Redução?
A estabilidade emocional é o fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética. Um aumento mamário não é por si só uma garantia para uma melhoria de vida ou um meio para resolução de todos os problemas pessoais; uma Mamoplastia de Aumento melhora a sua aparência e renova a sua autoconfiança, todo o resto fica por sua conta.
Que resultados devo esperar?
O objetivo da cirurgia é aumentar as mamas para um tamanho proporcionado com o seu tronco. O seu Cirurgião é a melhor pessoa para determinar se as suas expectativas são realistas.
Quando posso retomar a minha atividade normal?
Deve estar em condições de retomar a sua atividade em 2 a 3 semanas, embora deva esperar um pouco mais para iniciar a realização de exercício físico mais intenso. O retomar o trabalho ou a sua atividade diária é uma questão pessoal e o seu Cirurgião dar-lhe-á os conselhos adequados.
Este recente técnica de realização de mamoplastia de aumento, com utilização de implantes anatómicos ou redondos, veio revolucionar as possibilidades já existentes de aumento mamário.
O sucesso desta técnica deve-se ao ótimo resultado estético uma vez que permite a conjugação dos benefícios das técnicas subglandular e submuscular, sem as suas desvantagens.
É especialmente indicado em mulheres:
* Com peito pequeno;
* Que deram de amamentar e ocorreu uma redução do volume mamário.
As vantagens desta técnica são:
* Evitar a deformação do implante (que pode ocorrer na posição subpeitoral);
* Minimizar a proeminência do rebordo do implante (que pode ocorrer na posição subglandular).
A Mamoplastia de Aumento Subfascial tem praticamente as vantagens da colocação dos implantes atrás do músculo, mas sem ser necessário a sua dissecção (separação das inserções musculares das costelas).
Cada vez mais temos optado por utilizar a técnica subfascial, por qualquer umas das vias de abordagem mais frequentes (axilar, periareolar ou submamária).
Esta técnica é menos traumática para o paciente que a técnica submuscular, resultando um pós-operatório menos doloroso e com menos limitações.
Mamoplastia de Redução (Redução de Mama)
Em que é que consiste uma Mamoplastia de Redução?
A Mamoplastia de Redução é uma intervenção cirúrgica que consiste na redução do volume das mamas e modificação da forma das mesmas de modo a ficarem com uma forma e volume esteticamente mais aceitáveis.
Quando é que está aconselhado realizar-se uma Mamoplastia de Redução?
Esta intervenção cirúrgica está aconselhada no caso de se sentir desconfortável com o volume das suas mamas. Pode ter dores nas mamas, nos ombros, na região cervical ou nas costas. Também pode ter dificuldade na sua vida diária. Uma redução do volume das mamas minimiza estes problemas, melhora a postura e ajuda a melhorar a aparência geral e a auto-confiança.
Como que uma Mamoplastia de Redução me pode ajudar?
Caso deseje fazer uma Mamoplastia de Redução deve começar por consultar um Cirurgião Plástico. Deve expor abertamente os seus objetivos e expectativas acerca da cirurgia e o seu Cirurgião Plástico dir-lhe-á se esta intervenção está indicada no seu caso.
Convém realizar alguns exames complementares de diagnóstico, como por exemplo uma mamografia e/ou ecografia. Deve ficar com a idéia que o resultado que se pretende é melhorar e não atingir a perfeição.
Qual a importância dos fatores psicológicos para a realização de uma Mamoplastia de Redução?
A estabilidade emocional é o fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética. Um "corpo novo" não é por si só uma garantia para uma melhoria de vida ou um meio para resolução de todos os problemas pessoais; uma Mamoplastia de Redução melhora a sua aparência e renova a sua autoconfiança; todo o resto fica por sua conta.
Como que é realizada uma Mamoplastia de Redução?
Existem várias técnicas para a realização desta intervenção cirúrgica. O objetivo de todas elas é a remoção de um excesso de tecido mamário, modificar o contorno da mama e reposicionar o mamilo. A escolha da melhor técnica para o seu caso fica a cargo do seu Cirurgião Plástico.
Existem alguns efeitos secundários duma Mamoplastia de Redução?
As cicatrizes localizam-se á volta da areola e no sulco mamário. Em geral ficam menos evidentes a partir do sexto mês. Embora as cicatrizes existam a partir desta altura a maioria dos doentes acham que vale a pena.
Pode existir uma alteração da sensibilidade nos mamilos, mas em geral ocorre uma melhoria com o tempo. As técnicas mais frequentes preservam a capacidade de amamentação, mas deve-se discutir essa possibilidade com o seu Cirurgião.
Em geral existe uma diferença de tamanho pequena entre as mamas e esta diferença é também geralmente mantida após a cirurgia.
É efetuado grande número de Mamoplastias de Redução por ano e a maioria das mulheres ficam contentes com o resultado referindo que deveriam de ter realizado esta cirurgia mais cedo.
Devo ficar internado?
Uma Mamoplastia de Redução em geral é realizada sob anestesia geral e requer internamento. A média de dias de internamento é de dois dias.
Quais resultados que devo esperar?
O objetivo da cirurgia é reduzir as suas mamas para um tamanho adequado á sua estatura e que a torne mais confortável. O seu Cirurgião é a melhor pessoa para avaliar se as suas expectativas são realísticas.
Fico com alguma cicatriz?
As cicatrizes são um resultado inevitável de qualquer cirurgia. O seu Cirurgião fará, com certeza, todos os esforços para que as cicatrizes sejam o menos perceptível possível. As cicatrizes ficam em parte escondidas debaixo das mamas, no sulco infra mamário, e ficam também menos visíveis com o passar do tempo. Alguns doentes têm tendência para desenvolver cicatrizes alargadas pelo que deve avisar o seu Cirurgião se esse for o seu caso.
Quando é que posso retomar a atividade normal?
A maioria dos doentes está apta a retomar a sua atividade regular ao fim de três semanas. Para permitir uma cicatrização adequada deve evitar-se exercício excessivo nas três ou quatro primeiras semanas. O retomar do trabalho ou das atividades normais, é uma questão individual e o seu Cirurgião dar-lhe-á os conselhos adequados.
Otoplastia (orelhas)
Em que é que consiste uma Otoplastia?
A Otoplastia consiste numa intervenção cirúrgica que permite a a correção de orelhas proeminentes.
Quando é aconselhavel fazer a Otoplastia?
A intervenção cirúrgica em geral é efetuada pelos 5 - 6 anos de idade. Esta idade corresponde à altura de entrada da escola e quando a criança começa a ficar embaraçada e afetada psicologicamente dado que se apercebe da diferença em relação aos seus colegas.
Como é realizada a Otoplastia?
A técnica cirúrgica depende da deformidade apresentada. O objetivo é criar um ângulo entre a orelha e a cabeça mais fechado através da remodelação da cartilagem.
A intervenção cirúrgica pode ser efetuada sob anestesia local ou geral, no Hospital ou num Centro de Cirurgia de Ambulatório.
A Otoplastia é uma intervenção segura?
Como em todas as intervenções cirúrgicas existem riscos que devem ser ponderados. Deve discutir os riscos e benefícios com o seu Cirurgião Plástico.
A Otoplastia é dolorosa?
Em geral a Otoplastia é pouco dolorosa e a maioria dos pacientes apenas requerem analgésicos ligeiros. Durante o primeiro mês após a cirurgia é necessário utilizar-se uma banda de compressão. Dependendo da deformidade a corrigir este tempo pode ser mais reduzido.
Como é que a Otoplastia pode me ajudar?
Caso deseje fazer uma Otoplastia deve começar por consultar um Cirurgião Plástico. Deve expor abertamente os seus objetivos e expectativas acerca do resultado da cirurgia. Deve, contudo, ficar com a ideia que o resultado que se pretende é melhorar e não atingir a perfeição.
Existem algumas complicações?
Embora não seja frequente complicações maiores, em geral ocorre uma equimose ligeira. Por vezes a orelha proeminente pode voltar de novo necessitando de reintervenção. Deve seguir os conselhos do seu Cirurgião para minimizar as complicações.
Qual a importância dos fatores psicológicos para a realização de uma Otoplastia?
A estabilidade emocional é o fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética. No caso de crianças deve existir um apoio psicológico extra para que haja um bom resultado final.
Devo ficar internado?
A Otoplastia pode ser efetuada num Centro de Cirurgia de Ambulatório e ter alta no próprio dia ou então necessitar de um internamento de curta duração. Depende sobretudo do seu estado de saúde. Deve discutir os pormenores com o seu Cirurgião.
Fico com alguma cicatriz?
As incisões são efetuadas na parte de trás da orelha pelo que não são visíveis.
Quais os cuidados no pós-operatório?
O doente deve utilizar uma banda durante um mês e depois apenas á noite durante dois meses. Dependendo da deformidade a corrigir este tempo pode ser mais reduzido.
Quando é que posso retomar a atividade normal?
A maioria dos doentes está em condições de voltar à escola ou ao trabalho dentro de cinco dias, mas é aconselhado a evitar exercício excessivo durante três semanas.
Revisão de implante mamário
O que é a cirurgia de revisão de implante mamário?
O objetivo da cirurgia de revisão de implante mamário é substituir os implantes mamários antigos por novos. Muitas vezes, o objetivo também é mudar ou melhorar a aparência das mamas enquanto atualiza o material do implante, o que pode incluir:
- Mastopexia para erguer a mama ou redução de mama concomitante
- Remodelar a bolsa do implante mamário para reposicionar o implante no tórax
- Aumentar ou diminuir o tamanho, forma ou estilo do implante mamário
O desejo de fazer uma cirurgia de revisão de implante mamário pode ser devido a qualquer um dos seguintes motivos:
- Desejo de mudar o tamanho dos seios
- Dor da contratura capsular
- Preocupação com ruptura ou migração do implante
- Mudança de solução salina para silicone ou estilo diferente de implante
Com o tempo, os implantes mamários podem mudar de forma ou tamanho, e o tecido mamário sobrejacente também pode mudar, criando uma aparência ou sensação na mama menos desejável do que o resultado original. Além disso, muitos implantes mamários têm garantia sobre o dispositivo real do implante, mas após dez anos os custos associados à cirurgia para substituir os implantes não são mais cobertos. Por causa disso, muitas mulheres optam por substituir ou atualizar seus implantes mamários em torno do prazo de 10 anos.
A cirurgia de revisão de implante mamário não é um procedimento padrão ou de rotina e precisa ser adaptada especificamente aos objetivos e desejos do paciente. Portanto, esta cirurgia deve ser realizada por um cirurgião plástico certificado pelo conselho, bem treinado e experiente em todos os tipos de cirurgia de mama e que ouvirá os objetivos e desejos da paciente e desenvolverá um plano cirúrgico especificamente para abordar todas as questões no momento da cirurgia.
Ritidectomia (Lifting facial)
Em que é que consiste uma Ritidectomia / Lifting Facial?
A Ritidectomia / Lifting facial é um procedimento cirúrgico, de natureza estética, com o objetivo de melhorar e por vezes eliminar a evidência do envelhecimento a nível da face e pescoço.
Quando é aconselhavel a realização de uma Ritidectomia / Lifting?
A Ritidectomia / Lifting facial é indicada quando se pretende melhorar a aparência do rosto, quer seja em relação as rugas e depressões, quer seja em relação a queda e papos que existem em algumas zonas da face. A altura ideal para fazer uma Ritidectomia / Lifting é uma questão pessoal.
Como é que uma Ritidectomia / Lifting pode me ajudar?
Caso deseje fazer uma Ritidectimia / Lifting deve começar por consultar um Cirurgião Plástico. Deve expor abertamente os seus objetivos e expectativas acerca da cirurgia que pretende e o seu Cirurgião lhe dirá se será esta a intervenção mais indicada para o seu caso. Deve, contudo, ficar com a ideia que o resultado que se pretende é melhorar e não atingir a perfeição.
Qual a importância dos fatores psicológicos para a realização de uma Ritidectomia / Lifting?
A estabilidade emocional é o fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética. Um "corpo novo" não é por si só uma garantia para uma melhoria de vida ou um meio para resolução de todos os problemas pessoais; uma Ritidectomia / Lifting melhora a sua aparência e renova a sua autoconfiança; tudo o resto fica por sua conta.
Como é realizada uma Ritidectomia / Lifting?
A técnica cirúrgica depende dos sinais de envelhecimento que a sua face tiver, das suas características psicológicas e da técnica do seu cirurgião. Na maioria dos casos a incisão começa na linha de implantação de cabelo a nível das têmporas, extende-se para baixo em frente ao ouvido, continua ao redor do ouvido e depois atrás da orelha terminando no couro cabeludo. Isto permite um acesso suficiente para separar a pele da parte que está por baixo (gordura e músculo). Em seguida a pele é esticada para trás e para cima e o excesso é excisado. Em alguns casos é necessário remover o excesso de gordura que existe debaixo do queixo e apertar/aumentar a tensão nos músculos subjacentes. A ritidectomia / Lifting pode ser realizada sob anestesia local com sedação ou anestesia geral e pode durar de 2 a 4 horas.
Fico com alguma cicatriz?
Todas as intervenções cirúrgicas deixam cicatrizes. Na Ritidectomia / Lifting pretende-se que a cicatriz fique o menos perceptível possível. A maioria das cicatrizes tendem a ficar menos visíveis com o tempo embora exista sempre uma grande variação individual. Em casos raros pode ocorrer cicatrizes alargadas que podem necessitar de cuidados particulares que o seu cirurgião lhe indicará.
Quais os resultados que deve ficar á espera?
Com uma Ritidectomia / Lifting facial pretende-se que fique com um aspecto mais jovem e "leve". Se a ritidectomia for efetuada para corrigir a ptose facial antes das rugas aparecerem muitas vezes previne a formação dessas rugas e portanto preserva um ar mais jovem durante mais tempo.
Devo ficar internada(o)?
Na maioria dos casos não necessita de internação. Este procedimento pode ser realizado em regime ambulatório. Em alguns casos é necessário alguns dias (poucos) de internamento, dependendo da situação clínica geral e da extensão do procedimento.
Quando é que posso retomar a atividade normal?
O retomar das atividades normais é uma questão pessoal, mas a maioria das pessoas retoma o trabalho ao fim de 15 a 20 dias. Pode aplicar "make-up" após o 7º a 10º dia e deve proteger a face do sol.
Existem alguns efeitos secundários de uma Ritidectomia / Lifting?
São frequentes as equimoses (nódoas negras) e o inchaço (edema) durante as duas primeiras semanas após a cirurgia. Alguns doentes referem uma sensação de tensão e dormência na face e pescoço e este aspecto pode manter-se durante alguns meses. Deve questionar ao seu cirurgião se existem outros efeitos secundários.