Aumento dos Lábios

O aumento de volume dos lábios tornou-se nos últimos anos cada vez mais popular.
Os lábios encontram-se numa posição de tal destaque que, por vezes, a sua alteração desperta mais a atenção do que qualquer outra intervenção na face. Cada vez mais, lábios volumosos são sinal de juventude e de sensualidade.
Os lábios podem ser perfeitamente esculpidos. Pode obter-se um aspecto mais cheio, com maior projecção ou apenas um aumento/realce do bordo róseo.
A zona á volta dos lábios também pode ser tratada na sua globalidade para se obter um melhor aspecto geral. As linhas periorais e as comissuras orais podem ser perfeitamente alisadas tal como os sulcos nasogenianos (sulcos que vão do nariz para a boca).
Quer tenha tido sempre lábios finos, ou queira recuperar a forma e volume que os seus lábios tiveram em jovem, um aumento de lábios pode permitir-lhe ter o aspecto que quer.
Se está insatisfeito com os seus lábios, este procedimento permite-lhe melhorar o seu aspecto e auto-imagem.
Existem diferentes opções disponíveis, vários tipos de procedimento e uma variedade enorme de materiais que podem ser utilizados.
Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo tem os seus riscos e existem limitações.
Existem várias possibilidades para aumentar os lábios, cada um com vantagens e limitações específicas.
O aumento de lábios envolve a colocação de materiais sintéticos ou naturais.
Outras técnicas, cirúrgicas, utilizam tecidos de dentro do lábio para fora, mas implicam cicatrizes.
Alguns destes procedimentos dão resultados que se mantêm um período maior (2 anos), enquanto outros são temporários.
O procedimento é realizado sob anestesia local e consiste na introdução nos lábios, com auxilio de uma agulha, de diversos produtos de natureza sintética . As substâncias mais utilizadas são o acido hialurónico e o gel de poliacridamida.
O ácido hialurónico ( Restylane®, Perlane®) é usado para aumentar temporariamente os lábios.
Uma das maiores vantagens do ácido hialurónico é o facto de ser idêntico em todos os organismos vivos, tornando-o altamente biocompatível. Por isso nenhum teste cutâneo é necessário. Este produto embora faça parte da pele humana, é modificado sinteticamente. Estes produtos são injectados no lábio com agulhas finas em regra , com anestesia local e/ou tópica.
Existem alguns riscos, como em todos os procedimentos, sendo os mais frequentes a inflamação persistente e abcessos (estéreis) que podem persistir durante algum tempo ou até o produto ser reabsorvido na totalidade.
O gel de poliacridamida (Aquamid®), surgiu mais recentemente, apresentam-se como um gel transparente e injectável que permite a correcção de deficiências de tecido mole permitindo aumentar os tecidos para darem resultados de maior duração. Após a injecção uma camada fina de tecido conjuntivo envolve o gel, permitindo que ele se converta numa parte estável dentro do tecido conjuntivo. Devido a esta estabilidade e a fina camada de tecido conjuntivo, as acrilamidas podem ser retiradas cirurgicamente durante os primeiros 6 meses depois da injecção. Podem realizar-se mais infiltrações se necessário.
Existem outras possibilidades para se proceder ao aumento dos lábios como seja a colocação de fascia preservada, Gore-Tex® ou outros materiais. Estes materiais são colocados, como tiras sob a pele á volta dos lábios e ao longo dos sulcos nasogenianos ( as linhas que vão do nariz para a boca) com o objectivo de melhorar o seu aspecto. São implantes duráveis e estáveis mas de utilização limitada, nomeadamente nos casos de pele fina em que o implante pode ser palpado debaixo da pele. Também não deve ser usado nos lábios devido ao facto de serem rigidos, tornando a boca com um aspecto não natural.
Quanto ao tão falado silicone, actualmente não se entende porque se utiliza, nem está indicado para o preenchimento rugas ou aumento de lábios. O silicone líquido é autorizado somente para usos oftalmológicos limitados e o seu uso está proibido para qualquer outro propósito, desde há mais de vinte anos. Quando se fala em silicone pensa-se logo em aumento mamário e implantes mamários, que actualmente são fabricados com gel de silicone altamente coesivo e não com silicone líquido. Mas existem pessoas, não necessariamente médicos, que usam ainda silicone líquido, puro ou contaminado, para o preenchimento de rugas ou modelação de determinadas áreas anatómicas, como sejam as mamas ou nádegas. A utilização deste tipo de silicone liquido causa graves problemas de saúde. O silicone no corpo fica encapsulado quando o corpo tenta rejeitá-lo, criando uma grave e persistente inflamação, com grande potencial para se tornar infectada e destruir os tecidos cutâneos envolventes.
Também se pode aumentar os lábios utilizando a gordura da própria pessoa, que após a sua colheita é introduzida como enxerto através da injecção com pequenas agulhas. Neste casos fala-se em enxerto de gordura ou microlipoinjecção ou lipomodelação estrutante.
O primeiro passo é colher a gordura de outra área do corpo, através de lipoaspiração - geralmente o abdómen ou nádegas - que depois é processada, antes de ser injectada nos lábios ou por baixo da ruga para a preencher e remodelar. Este processo de injecção é repetido até o aumento desejado ser obtido.
Uma vantagem desta técnica é a não existência de reacção alérgica.
O nosso corpo, em geral, reabsorve até 65% da gordura nos primeiros 6 meses. Por alguma razão desconhecida o corpo de algumas pessoas simplesmente não consegue manter a gordura injectada, mesmo que seja a própria. Os resultados são, por isso, também temporários, pouco previsíveis e o procedimento é geralmente realizado mais do que uma vez até se obter o resultado desejado.
Colher a gordura do seu próprio corpo e injectá-la nas rugas para as eliminar ou nos lábios para os aumentar parece uma óptima solução, mas as injecções de gordura são processos mais complicados do que os outros injectáveis.
Aumento dos Lábios Mesmo pensando que o conceito de redistribuir a gordura de uma área onde não se quer (como o abdómen ou as nádegas) para outras áreas onde pode ser mais útil é muito atractivo á primeira vista, o benefício da transplantação de gordura é limitado pela dramática reabsorção dos enxertos de gordura.
Em geral a quantidade de gordura que é injectada é maior que o necessário para se aumentar as hipóteses de melhores resultados a longo prazo, mas condicionando um aspecto pouco natural numa primeira fase.
Os riscos desta forma de aumento de lábios são, para além dos riscos associados á lipoaspiração, os relacionados com a injecção de gordura em si mesma, como por exemplo algum edema local, vermelhidão, nódoa negra e irregularidade da pele.
Também se pode realizar intervenções cirúrgicas (Queiloplastia) que através da elaboração dos chamados retalhos locais permitem mobilizar tecidos de dentro do lábio para fora, como por exemplo através de uma incisão feita ao longo do lábio superior que permite transpor parte do lábio e excisão de parte da pele acima do lábio.
Após o procedimento de aumento labial há um aumento de volume imediatamente o que pode causar algum desconforto, devendo aplicar gelo local, com protecção ou compressas frias (durante cerca de 48 h). As técnicas que recorrem ao enxerto adiposo e á elaboração de retalhos implicam uma maior limitação, dor e desconforto e maior tempo até poder retomar a actividade social e profissional (1 a 2 semanas).
Em geral, e quando ainda não se tem a certeza se se gostaria de ver com os lábios mais volumosos, pode experimentar-se uma alteração no seu aspecto com recursos a um método temporário.
Os resultados de aumento de lábios varia de acordo com a técnica usada. Além disso, algumas pessoas absorvem a gordura e mesmo as matérias sintéticos temporários mais rapidamente do que outros.
São raras as complicações graves do aumento de lábios. Mas como todos os procedimentos estão descritas e há sempre a possibilidade de infecção ou reacção à anestesia. Outras complicações incluem inchaço, dormência e dureza do lábio.
Para reduzir o risco de complicações é essencial seguir todas as indicações que lhe foram fornecidas.

Fisioterapia no pré e pós operatório de cirurgia plástica

Hoje, o que existe de mais atual na fisioterapia pós-operatória é o uso da terapia manual, tape e placas de contenção, que ипет o raciocínio clínico, um número menor de sessões e melhores resultados.

Proporcionar uma otimização na estética da sua cirurgia sem esquecer da funcionalidade, com diminuição de dores e melhora da mobilidade, é o principal objetivo da fisioterapia. Dessa forma, você conseguirá voltar as suas atividades de vida diária com segurança.

Preenchimento de Rugas e Sulcos

Restylane®-Perlane®-Restylane SubQ®-Restylane Vital®
A gama Restylane® tem uma grande variedade de produtos injectáveis, cada um deles com indicações precisas para tratamentos faciais, desde o preenchimento de rugas até á modelação da face passando pela hidratação cutânea. É utilizado frequentemente em conjunção com a toxina botulinica para obtenção de um óptimo resultado no rejuvenescimento facial.

O que é o Restylane®-Perlane®-Restylane SubQ®-Restylane Vital®?
A gama Restylane® é um ácido hialurónico não animal, estabilizado (NASHA) que pode ser utilizado para substituir o ácido hialurónico que existe naturalmente na nossa pele, mas que vai desaparecendo com o tempo, com o objectivo de preencher e restaurar a elasticidade e volume naturais da pele através da chamada de água para a mesma.
Dado que substitui/repõe o acido hialurónico natural não é um tratamento permanente dado que o nosso organismo gradualmente degrada o ácido hialurónico que lá existe.

Para que é utilizado o Restylane®-Perlane®-Restylane SubQ®-Restylane Vital®?
A gama de produtos injectáveis Restylane® é utilizada para reduzir a profundidade de sulcos e rugas, para aumentar e dar forma e volume aos lábios, para algumas remodelações nasais e do queixo, melhorar o aspecto de algumas cicatrizes e depressões e hidratar a pele.
O Restylane® é usado para rejuvenescer a face e restaurar o aspecto jovem como se tratasse de um "lifting" não cirúrgico.

Como é feito o tratamento com o Restylane®-Perlane®-Restylane SubQ®-Restylane Vital®?
O tratamento é efectuado em ambulatório e demora cerca de 15 a 30 minutos.
Em alguns casos é utilizado creme anestésico tópico ou anestesia troncular para que o tratamento seja o mais confortável possível.
A quantidade de o Restylane® injectada varia consoante as zonas e a gravidade das situações.
A utilização de gelo durante ou após o tratamento ajuda a reduzir a probabilidade de aparecimento de nódoas negras e inchaço.

Quais os efeitos secundários de Restylane®-Perlane®-Restylane SubQ®-Restylane Vital®?
Pode ocorrer algumas nódoas negras e inchaço que em geral reabsorvem em 3 a 5 dias.
Por vezes a zona tratada fica avermelhada cerca de 1 a 3 horas após o tratamento.
Reacções adversas ao Restylane® são raras.
O surgimento de nódulos é raro e quando ocorre são temporários, desaparecendo ao fim de 1 a 2 semanas.

O tratamento com Restylane®-Perlane®-Restylane SubQ®-Restylane Vital® é doloroso?
O tratamento com Restylane® é efectuado com a anestésico tópico (creme) e/ou anestesia troncular (como nos dentistas) de modo a que o mesmo seja o mais confortável possível.
Algumas vezes há um desconforto mínimo após o tratamento e ao se tocar na zona tratada pode sentir-se um pequeno desconforto.

Surgem nódoas negras ou inchaço após o tratamento com Restylane®-Perlane®-Restylane SubQ®-Restylane Vital®?
O tratamento com Restylane® pretende dar uma aspecto mais jovem e natural com nódoas negras mínimas e com pouco inchaço. Contudo em algumas pessoas ocorre algumas nódoas negras e inchaço após o tratamento apesar de todo o cuidado e de uma técnica cuidadosa. Caso surjam em geral desaparecem ao fim de 3 a 5 dias.

Quanto tempo permanece o efeito do tratamento com Restylane®-Perlane®-Restylane SubQ®-Restylane Vital®?
Em geral o efeito do tratamento dura 6 a 9 meses; recomenda-se a repetição do tratamento cada 6 a 12 meses dependendo da situação inicial e do efeito pretendido.

Toxina Botulínica - Botox (Procedimento Facial injetável)

Botox é uma Toxina Botulínica Tipo A, desenvolvida para ajudar a eliminar ou melhorar rugas faciais persistentes.
Esse procedimento não-cirurgico trata as áreas de franzimento entre as sobrancelhas,"pés de galinha" e rugas na testa, através de uma série de pequenas injeções.

Duração: De 10 a 15 minutos
Efeitos Colaterais: Dependendo de onde o Botox é injetado, efeitos colaterais podem incluir dores de cabeça, vermelhidão local. Hematomas temporários no local da injeção também são comuns. Pode ocorrer ptose palpebral ( pálpebra caída ) parcial temporária.
Recuperação: Imediata. Sem tempo de internação.
Riscos: Pequeno risco de reação alérgica, porém raros.
Resultado: Os efeitos das injeções de Botox aparecerão em 7 dias e tem duração de até seis meses.
Tecnologia: Estudos mostraram que Botox pode aliviar dores de cabeça, suor excessivo, piscadas incontroláveis e espasmos musculares no pescoço e olhos. Também é utilizado para tratar síndrome da bexiga hiperativa, controlar dor durante operações, ajudar crianças com paralisia cerebral, prevenir zumbido nos ouvidos, assistir diabéticos com ganho de peso e controle de sialorréia em alguns pacientes com paralisia cerebral.
Internação: Sem internação.
Anestesia: Anestesia tópica dependendo da sensibilidade do paciente.